TEMATICA


TEMÁTICA

Apresentação das várias relíquias sagradas existentes em várias partes do mundo, relacionados ao cristianismo e outras religiões. O site não tem nenhuma finalidade ou conotação religiosa-doutrinária, mas sim apresentar fatos. Ficará a cargo de cada um o discernimento em relação a cada tema.



quarta-feira, 3 de abril de 2013

SÃO MARCOS - TÚMULO




ARTE TUMULAR
No altar-mor da Basílica encontra-se o sarcófago com as suas relíquias
Local: Basílica de São Marcos, Veneza, Itália
Fotos: santossanctorum.blogspot.com, Wikipedia.common
Descrição tumular: Helio Rubiales

PERSONAGEM
São Marcos Evangelista (em grego: Μάρκος; em hebraico: מרקוס; em árabe egípcio: مرقص; c.10 a.c. — Alexandria, 25 de Abril de 68) é o nome tradicional do autor de um dos Evangelhos. Ele é também um dos Setenta Discípulos e é considerado o fundador da Igreja de Alexandria, uma das principais sedes do Cristianismo primitivo.
Morreu aos 78 anos de idade.


DÚVIDAS
O venerado túmulo de São Marcos em Veneza poderia conter não os restos mortais do evangelista, mas sim o corpo de Alexandre Magno. O historiador britânico Andrew Chugg, especialista no lendário rei da Macedônia, acredita ter localizado os ossos do famoso conquistador, elucidando um mistério que nenhum arqueólogo tinha conseguido decifrar até hoje.
Andrew Chugg sustenta que a confusão histórica sobre o destino do corpo do mítico guerreiro se deve ao fato de Alexandre ter sido disfarçado de São Marcos para evitar que seu corpo fosse destruído durante uma insurreição cristã.
Na opinião do especialista, se isso for verdade, então os restos mortais de Alexandre e não os de São Marcos foram roubados por mercadores venezianos cerca de quatro séculos mais tarde para devolvê-los a sua cidade natal.
Fonte:http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI324833-EI295,00.html
Formatação e pesquisa: Helio Rubiales

Nenhum comentário: