TEMATICA


TEMÁTICA

Apresentação das várias relíquias sagradas existentes em várias partes do mundo, relacionados ao cristianismo e outras religiões. O site não tem nenhuma finalidade ou conotação religiosa-doutrinária, mas sim apresentar fatos. Ficará a cargo de cada um o discernimento em relação a cada tema.



sexta-feira, 26 de abril de 2013

CONHEÇA A ORIGEM DO HALLOWEEN



O Halloween, ou o Dia das Bruxas, é um evento cultural que acontece em países de origem anglo-saxônica, principalmente Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido. Essa celebração tem como base referência a povos antigos. A origem da comemoração é datada de 600 a.C. No início nada tinha a ver com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda que marcava o fim do verão. Depois da união da cultura latina e celta, ocasionada pela invasão dos Romanos, o significado do Halloween foi se modificando. Junto com os Romanos veio a catequização do povo celta. A religião celta, considerada pagã, e conhecida como druidismo, foi paulatinamente apagada pelos invasores. Isso fez com que a festa ganhasse o caráter de uma “Festa de Todos os Santos”, substituindo a origem pagã comemorada pelo povo local, que chamava o evento de “Festa dos Mortos”. Atualmente, o Halloween pouco tem a ver com o sentido original de celebração aos mortos. Estão acrescidos elementos como o disfarce, abóboras e a famosa frase “doces ou travessuras”, amplamente divulgada pelos Estados Unidos para multiplicar a sua cultural internacionalmente. O dia da comemoração é 31 de outubro.

ABÓBODA
A abóbora só posteriormente foi acrescentada ao espírito de Halloween e tem a sua origem nos países escandinavos. A lanterna feita com uma abóbora oca veio da lenda de um homem chamado Jack, a quem foi negada a entrada no céu e no inferno. No céu, pela sua maldade e avareza, no inferno por pregar partidas ao próprio diabo. Condenado a deambular pela terra como espírito até o almejado dia do juízo final, Jack colocou uma brasa brilhante num grande nabo oco, para que o caminho fosse iluminado durante a noite. A abóbora chegou à Europa e ao resto da América graças à difusão dos meios de comunicação, às séries e aos filmes importados.

CORES
As cores tipicamente usadas no Halloween (laranja, preto e roxo) também encontram origem no recôndito. São cores concernentes às missas comemorativas em favor dos mortos, celebradas durante o mês de Novembro. As velas que iluminavam a cerimónia possuíam cor alaranjada e os caixões eram cobertos com tecidos roxos ou pretos.
 Fonte: cresjs.no.sapo.pt/Halloween%20web/Curiosidade.html
Juliana Miranda
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: