TEMATICA


TEMÁTICA

Apresentação das várias relíquias sagradas existentes em várias partes do mundo, relacionados ao cristianismo e outras religiões. O site não tem nenhuma finalidade ou conotação religiosa-doutrinária, mas sim apresentar fatos. Ficará a cargo de cada um o discernimento em relação a cada tema.



terça-feira, 2 de abril de 2013

BARCO DA ÉPOCA DE JESUS

Assim ele foi encontrado

Em processo de restauração
A Galileia é lugar que recebe muitas visitas de turistas, especialmente os cristãos.
Foi a cena do Sermão da Montanha, do milagre dos pães e dos peixes e onde Jesus caminhou sobre as águas. Mas muitos vão sem saber que hoje ainda há um barco que pode ter usado o próprio Jesus Cristo. O que é conhecido como o "barco de Jesus", que remonta ao primeiro século atrai muitos visitantes diários para Kibbutz Ginosar.

 "Nós não podemos saber se Jesus usou este barco ou não, mas provavelmente o viu, como este é um pequeno lago e não havia muitos barcos", disse Marina Banai, porta-voz do museu que abriga o barco. A embarcação foi descoberta a 300 metros da aldeia de Magdala, onde também foi encontrado um mosaico de um barco do século I e serviu para dar uma ideia de como eram estes barcos.
 A DESCOBERTA
 A descoberta foi feita em 1986. Eles eram dois filhos de um pescador na costa noroeste da Bíblia também chamado de Lago de Tiberíades ou Galileia. "O mar retrocedeu de forma dramática, sabíamos que iríamos encontrar barcas antigas, mas nunca imaginei que iria encontrar algo tão bonito", disse um dos irmãos Luft. Depois de uma grave seca que ocorreu naquele ano, caiu muito o nível do lago. Os irmãos rastrearam seu fundo em busca de relíquias antigas e outros aldeões, quando encontraram vários pregos presos em pedaços de madeira. Eles faziam parte do navio, que sobreviveu ao teste do tempo porque foi enterrado e protegido pela lama, o que impediu a madeira de apodrecer. "É um milagre, porque os barcos de madeira em água doce não sobrevivem tantos séculos. Este é o mais antigo barco em tais circunstâncias", disse Banai. O barco foi levado por especialistas e voluntários do Departamento de Antiguidades de Israel após uma escavação do complexo arqueológico e que durou 11 dias e exigiu grandes esforços. Para facilitar o transporte e evitar que a madeira desmanchasse, o esqueleto foi coberto com uma casca de espuma de poliuretano e fibra de vidro, que protegia o casco fraco e encharcado.
 RECONSTRUÇÃO
 Por 14 anos, foi cuidadosamente limpo, em uma piscina especialmente construída para sua conservação, onde foi submetido a uma solução química. Com 8,2 metros de comprimento, 2,3 metros de largura e 1,2 metro de altura, está em exibição hoje a uma temperatura de 21 graus Celsius e 60 por cento de umidade, e permanece montado graças a uma armação de aço sustenta as vigas finas. Composto por doze tipos de madeira, principalmente de cedro e carvalho, é um padrão característico dos edifícios antigos de conchas do Mediterrâneo, utilizados para o transporte tanto de pessoas quanto para a pesca.
 Tradução e adaptação: Milton Alves
Fontes: LaBibliaWebSBU e Protestante Digital.
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: