TEMATICA


TEMÁTICA

Apresentação das várias relíquias sagradas existentes em várias partes do mundo, relacionados ao cristianismo e outras religiões. O site não tem nenhuma finalidade ou conotação religiosa-doutrinária, mas sim apresentar fatos. Ficará a cargo de cada um o discernimento em relação a cada tema.



domingo, 31 de março de 2013

SANTA CLARA DE ASSIS - CORPO INCORRUPTO



Reconstituído
Antes da reconstituição
Basílica
ARTE TUMULAR
Numa cripta em mármore de diversas colorações no interior da Igreja, está o sarcófago de formato retangular, com as cinco faces em vidro duplo, encerra os restos mortais da santa, cujo o corpo foi reconstituído.
RECONSTITUIÇÃO
Em 1850 (seis séculos após sua morte) foi feita exumação e a pele de seu rosto encontrava-se fina e bem anexa aos ossos da face. O corpo todo estava em estado de esqueleto na disposição normal dos ossos. Foram envoltos por uma camada de algodão. A túnica parda, a cobertura da cabeça branca e o véu preto foram confeccionados por algumas senhoras desconhecidas de Assis. Em 1986 uma equipe formada por um egiptólogo, um ortopedista, um químico e um escultor procederam restauração segundo os documentos da época, usando-se tela, esmalte, gesso e silicone para reconstituir a sua face.
LOCAL: Basilica of Saint Clare, Assisi, Umbria Region, Italy
Plot: Under a glass crypt
Fotos: paginaoriente.com/santosdaigreja/incorruptosguiageral.htm, AnneSings, Bunny Boyler, oliveiraferreira.wordpress.com, Find a Grave
Descrição Tumular: Helio Rubiales


Santa Clara de Assis (em italiano, Santa Chiara d'Assisi) nascida como Chiara d'Offreducci em Assis (Itália), no dia 16 de Julho de 1194, e falecida em Assis, no dia 11 de Agosto de1253, foi a fundadora do ramo feminino da Ordem Franciscana.
Morreu aos 59 anos de idade.
Formatação: Helio Rubiales

Um comentário: