TEMATICA


TEMÁTICA

Apresentação das várias relíquias sagradas existentes em várias partes do mundo, relacionados ao cristianismo e outras religiões. O site não tem nenhuma finalidade ou conotação religiosa-doutrinária, mas sim apresentar fatos. Ficará a cargo de cada um o discernimento em relação a cada tema.



domingo, 7 de abril de 2013

INCENSÁRIO DA CATEDRAL DE SANTIAGO


O botafumeiro é um grande incensário de latão banhado em prata, que pesa 62 kg vazio e mede 1,60 m de altura. É o maior do mundo. Numerosas fontes apontam outros pesos, referidos ao incensário cheio de combustível, a modelos anteriores ou a simples erros. O botafumeiro atual pesava 60 kg, mas em 2006 acrescentou-lhe um banho de prata que fez aumentar sua massa até os 62 kg atuais. O atual foi criado pelo ourives Xosé Losada em 1851. A corda que o suspende, atada do cruzeiro da catedral, é na atualidade de um material sintético, mede 65 metros, tem 5 cm de diâmetro e pesa 90 kg. Anteriormente as cordas eram feitas de cânhamo ou de esparto.

HISTÓRIA DO INCENSÁRIO
 A catedral de Santiago de Compostela, na Galícia, é um grande centro de peregrinação desde a Idade Média, ponto de encontro de várias rotas denominadas de Caminho de Santiago. Um dos momentos mais esperados pelos peregrinos, é a missa das 12hs, dedicada especialmente aos que chegam. Na celebração, realiza-se o ritual do Botafumeiro - um turíbulo com muita fumaça e incenso percorre a nave da catedral incensando o ambiente.
 Reza a lenda que este ritual foi criado na Idade Média, quando os peregrinos chegavam à catedral com poucas condições de higiene. O cheiro era insuportável, e a missa, com vários peregrinos "naquelas condições", devia ter quase o odor do inferno...Então, a solução foi criar a "tradição" do Botafumeiro peregrino, algo como uma aromaterapia medieval.
Fonte:
pt.wikipedia.org
www.sidneyrezende.com/
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: