TEMATICA


TEMÁTICA

Apresentação das várias relíquias sagradas existentes em várias partes do mundo, relacionados ao cristianismo e outras religiões. O site não tem nenhuma finalidade ou conotação religiosa-doutrinária, mas sim apresentar fatos. Ficará a cargo de cada um o discernimento em relação a cada tema.



domingo, 21 de abril de 2013

UMBANDA ' AS SETE LINHAS



Umbanda é uma religião heterodoxa brasileira, cuja evolução do polissincretismo religioso existente no Brasil foi resultado de motivações diversas, inclusive de ordem social, que originaram um culto à feição e moda do país. O vocábulo é oriundo da língua quimbundo, de Angola, e significa arte de curar, segundo a Gramática de Kimbundo, do Professor José L. Quintão, citada na obra O que é a Umbanda, de Armando Cavalcanti Bandeira, editora Eco, 19701 . Já os autores de vertente esotérica fazem alusão ao sânscrito a partir da junção dos termos Aum e Bandha, o elo de ligação entre os planos divino e terreno. A palavra mântrica Aumbandhan teria sido passada de boca a ouvido e chegado até nós como A Umbanda.
Fonte:pt.wikipedia.org


Sete são as Vibrações Originais ou Linhas da Umbanda:
 ORIXALÁ, OGUM, OXÓSSI, XANGÔ, YORI, YORIMÁ E YEMANJÁ 
1.ORIXALÁ 
Esta Vibração tem a supervisão de Jesus, o Cristo, e representa o princípio, o Incriado, o Reflexo de Deus, o Verbo Solar. É a Luz Refletida que coordena das demais Vibrações Originais, não em seus Pontos Iniciais, e sim em suas exteriorizações que se fixam no nosso Mundo, e que dão a Magia aos Orixás que integram e dirigem na prática a Lei na dita Linha. Na adaptação popular dos Terreiros, diz-se como "Linha de Oxalá".
O astro que corresponde a essa Vibração é o Sol
A cor é a branca ou amarelo-ouro
O dia é o domingo
O Mediador é o Arcanjo Gabriel
2.OGUM
Esta Vibração representa o Fogo da Salvação ou da Glória, o Mediador, o Controlador dos Choques conseqüentes ao Karma. É a Linha das Demandas da Fé, das aflições e das lutas, batalhas, etc. É a Divindade que, no sentido místico, protege os guerreiros. Exemplo: as Cruzadas, que foram a Guerra Santa aos Infiéis, pelo menos para os que assim pensavam.
O planeta que corresponde a essa Vibração é Marte
A cor é a alaranjada
O dia é a terça-feira
O Mediador é o Arcanjo Samuel
3.OXÓSSI
Esta Vibração representa a Ação Envolvente ou Circular dos Viventes da Terra, ou seja, o Caçador das Almas, que atende na doutrina e na Catequese. É a Vibração que influencia no misticismo das almas, que doutrina e interfere nos males físicos e psíquicos.
O planeta que corresponde a essa Vibração é Vênus.
A cor é o azul
O dia é a sexta-feira
O Mediador é o Arcanjo Ismael
4.XANGÔ
Esta Vibração representa o Ser Existente que coordena toda Lei Karmânica; é o Dirigente das Almas, o Senhor da Balança Universal, que afere o nosso estado espiritual.
O planeta que corresponde a essa Vibração é Júpiter
A cor é a verde
O dia é a quinta-feira
O Mediador é o Arcanjo Miguel
5.YORI
Essa Vibração representa a Potência em Ação da Luz Reinante ou A Potência em Ação Pelo Verbo, que traduz a Potência da Luz do Verbo ou do Reino de Deus.
O planeta que corresponde a essa Vibração é Mercúrio
A cor é a vermelha
O dia é a quarta-feira
O Mediador é o Arcanjo Yoriel
6.YORIMÁ
Essa Vibração representa a Potência da Palavra da Lei, Ordem Iluminada da Lei, ou ainda, Palavra Reinante da Lei. É composta dos primeiros Espíritos que foram ordenados a combater o MAL em todas as suas manifestações. São os Orixás velhos, verdadeiros magos que, velando suas formas kármicas, revestem-se das roupagens de Pretos-Velhos, distribuindo e ensinando as verdadeiras "milongas" sem deturpações. São os Senhores da Magia e da experiência adquirida através de seculares encarnações. Eles são a Doutrina, a Filosofia, o Mestrado da Magia, em fundamentos e ensinamentos, e representam os primeiros que adquiriram forma na humanidade e no sacrificial.
O planeta que corresponde a essa Vibração é Saturno
A cor é a lilás
O dia é o sábado
O Mediador é o Arcanjo Yramael
7.YEMANJÁ
Essa Vibração representa a Divina Mãe do Universo, a Mãe Sofia dos Teosofistas, é a Divina Mãe na Umbanda e traduz: O Princípio que atua na Natureza, ou seja, o Eterno Feminino, a Divindade da Facundação, da Gestação, etc.
O planeta que corresponde a essa Vibração é a Lua
A cor é a amarela e o prateado
O dia é a segunda-feira
O Mediador é o Arcanjo Rafael
Fontes: (Baseado parcialmente no livro UMBANDA DE TODOS NÓS de W.W. da Matta e Silva) confraria.da.luz.sites.uol.com.br

Nenhum comentário: