TEMATICA


TEMÁTICA

Apresentação das várias relíquias sagradas existentes em várias partes do mundo, relacionados ao cristianismo e outras religiões. O site não tem nenhuma finalidade ou conotação religiosa-doutrinária, mas sim apresentar fatos. Ficará a cargo de cada um o discernimento em relação a cada tema.



domingo, 21 de abril de 2013

O CONFUCIONISMO

Ficheiro:Confucius Statue at the Confucius Temple.jpg
Estátua do Templo de Confúcio
O confucionismo (儒學, ? Rúxué) ou confucianismo é um sistema filosófico chinês criado por Kung-Fu-Tzu (孔夫子). Entre as preocupações do confucionismo estão a moral, a política, a pedagogia e a religião. Conhecida pelos chineses com "ensinamentos dos sábios". Fundamentada nos ensinamentos de seu mestre, o confucionismo encontrou uma continuidade histórica única. Além de tradição religiosa, o confucionismo é considerado uma filosofia, ética social, ideologia política, tradição literária e um modo de vida. Confúcio, forma latina de Kung Fu Tsé, filósofo chinês do século VI a.C, compila e organiza antigas tradições da sabedoria chinesa e elabora uma doutrina assumida como oficial na China por mais de 25 séculos. Combatido como reacionário durante a Revolução Cultural chinesa (1966-1976), o confucionismo toma novo impulso após as recentes mudanças políticas no país. Atualmente, 25% da população chinesa declaram-se adeptos do confucionismo. 

ENSINAMENTOS
 Os ensinamentos de Confúcio estão reunidos em quatro livros, cada um deles redigido por seus discípulos. O primeiro, chamado Louen You, é constituído de 20 diálogos que sempre começam por "O Mestre disse". O segundo se chama Ta Hio, o terceiro Tchoung Young e o quarto Livro de Mencius.Esse conjunto de quatro livros constitui uma exposição das doutrinas morais, filosóficas e místicas de Confúcio. De um modo geral, podemos dizer que elas foram fundamentadas na importância que ele dava à virtude, à cultura e à veneração a Deus, que ele considerava uma inteligência Universal que se manifestava na Criação de acordo com o princípio feminino de YIN e o princípio masculino de YANG, sendo o ideal para o homem o equilíbrio entre esses dois princípios.Morreu no ano 479 a.C., com 72 anos de idade. Fonte:
pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: