TEMATICA


TEMÁTICA

Apresentação das várias relíquias sagradas existentes em várias partes do mundo, relacionados ao cristianismo e outras religiões. O site não tem nenhuma finalidade ou conotação religiosa-doutrinária, mas sim apresentar fatos. Ficará a cargo de cada um o discernimento em relação a cada tema.



segunda-feira, 1 de abril de 2013

A HISTÓRIA DA CESTINHA DE MOISÉS



A história bíblica de Moisés é, com efeito, desconcertante:

"Mas, não podendo mais tê-lo escondido, tomou um cesto de junco e barrou-o com betume e pez; e meteu dentro o menino, e expô-lo num canavial junto da margem do rio..." (Êxodo 2.3 e seguintes).

 A história da cestinha é uma velha narrativa popular dos semitas. Durante muitos séculos, ela passou de boca em boca. A lenda de Sargão, que é do terceiro milênio a.C, encontra-se até em tabuinhas neobabilônicas da escrita cuneiforme do primeiro milênio a.C. Foi apenas um desses ornamentos com que em todos os tempos a posteridade enfeitou a vida dos grandes homens. Os textos cuneiformes contam o seguinte a respeito do Rei Sargão,fundador da dinastia de Akkad, em 2360 a.C:

"Eu sou Sargão, o rei poderoso, rei de Akkad. Minha mãe era uma sacerdotisa de Emitu, meu pai eu não conheci... Minha mãe me concebeu, deu-me à luz em segredo; colocou-me numa cestinha de caniços, calafetou a tampa com betume. Pôs-me no rio... O rio me arrastou e levou até Akki, o aguadeiro. Akki, o aguadeiro, adotou-me como filho e criou-me..."

Notem como há uma semelhança muito grande nos dois acontecimentos.
Fonte: Werner Keller
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: