TEMATICA


TEMÁTICA

Apresentação das várias relíquias sagradas existentes em várias partes do mundo, relacionados ao cristianismo e outras religiões. O site não tem nenhuma finalidade ou conotação religiosa-doutrinária, mas sim apresentar fatos. Ficará a cargo de cada um o discernimento em relação a cada tema.



segunda-feira, 1 de abril de 2013

SÃO VICENTE DE PAULO - CORPO INCORRUPTO








Vista superior da capela



Vista geral

ARTE TUMULAR
Monumental altar mor em mármore, em estilo gótico, contruído em quatro níveis, ladeados por colunas que sustentam a cobertura em forma de arco. Encimando o altar está o tumulo de São Vicente de Paulo. Um esquife ricamente entalhado em formato curvo, protegido por um vidro, aloja o corpo incorrupto do santo que permanece intacto desde o seu sepultamento. Uma escada circular atrás do altar dá acesso ao túmulo, com visitas restritas.
Em 1789, 52 anos depois da sua morte, seu corpo foi exumado pelo Arcebispo de Paris, acompanhado por dois bispos, dois promotores da fé, um doutor, um cirurgião e um número de sacerdotes de sua ordem, incluindo o Superior Geral Fr. Bonnet. "Quando abriram a tumba, ele estava igual que quando foi sepultado. Somente nos olhos e nariz se via algo de deterioração. Contaram 18 dentes. Seu corpo não havia sido movido e se via que estava inteiro. Não se sentia nenhum cheiro e os doutores testificaram que o corpo não havia podido ser preservado por tanto tempo por meios naturais. Foi então transferido para o atual esquife, apenas foi aplicada uma fina camada de cera no corpo.
LOCAL: Eglise Saint Vincent de Paul, Paris, Ile-de-France Region, France
Fotos: Otaciliojs (picasaweb.google.com/otaciliojs45, AK
Descrição tumular: Helio Rubiales

PERSONAGEM
São Vicente de Paulo (Pouy, 24 de abril de 1581 — Paris, 27 de setembro de 1660) foi um sacerdote católico francês, declarado santo pelo Papa Clemente XII em 1737. Foi um dos grandes protagonistas da Reforma Católica na França do século XVII.
Morreu aos 79 anos de idade.
Formatação|: Helio Rubiales

Nenhum comentário: