TEMATICA


TEMÁTICA

Apresentação das várias relíquias sagradas existentes em várias partes do mundo, relacionados ao cristianismo e outras religiões. O site não tem nenhuma finalidade ou conotação religiosa-doutrinária, mas sim apresentar fatos. Ficará a cargo de cada um o discernimento em relação a cada tema.



domingo, 31 de março de 2013

RELÍQUIA: SAIBA O QUE É?


Uma relíquia (em Latim reliquiae) é um objecto preservado para efeitos de veneração no âmbito de uma religião, sendo normalmente uma peça associada a uma história religiosa. Podem ser objetos pessoais ou partes do corpo de um santo ou personagem sagrada. O culto das relíquias atingiu o seu máximo na religião budista e em várias denominações cristãs como o catolicismo. As relíquias são usualmente guardadas em receptáculos próprios chamados relicários. Na generalidade das religiões protestantes, a veneração de relíquias é desaprovada.
CLASSIFICAÇÃO DAS RELÍQUIAS
Classificação de relíquias A Igreja Católica definiu a seguinte classificação de relíquias:
-Primeira Classe, parte do corpo de um santo (ossos, unhas, cabelo, etc.)
-Segunda Classe, objectos pessoais de um santo (roupa, um cajado, os pregos da cruz, etc.)
-Terceira Classe, inclui pedaços de tecido que tocaram no corpo do santo, ou, no relicário onde uma   porção do seu corpo está conservada.
É proibido, sob pena de excomunhão, vender, trocar ou exibir para fins lucrativos relíquias de primeira e segunda classe. As relíquias sao guardadas geralmente por pessoas da familia no caso de ser um objeto

Nenhum comentário: