TEMATICA


TEMÁTICA

Apresentação das várias relíquias sagradas existentes em várias partes do mundo, relacionados ao cristianismo e outras religiões. O site não tem nenhuma finalidade ou conotação religiosa-doutrinária, mas sim apresentar fatos. Ficará a cargo de cada um o discernimento em relação a cada tema.



quinta-feira, 9 de maio de 2013

PITÁGORAS: TEORIAS, PENSAMENTOS E ESQUISITICES

°Acreditava que o mundo era inteligente e animado por uma alma que ele chamou de "Éter", do qual provinham todas as almas individuais, tanto dos homens como dos animais.

 °Para persuadir todas as pessoas de suas doutrinas de transmigração das almas. ele dizia que tinha sido Etálides em outra vida; que algum tempo após ter sido Etálides ele se torna Euforbes e que participara do cerco de Tróia, onde fora perigosamente ferido por Menelau; que em seguida sua alma passara para Hermotimo e que depois de Hermotimo ele se tornara Pirro e, finalmente, o filósofo Pitágoras. O objetivo dessa transmigração, dizia ele, era a pureza e a perfeição.


 °Certa vez Pitágoras mandou cavar uma profunda caverna em sua casa. Dizem que ele pediu à sua mãe que escrevesse extamente tudo que se passasse enquanto ele estivesse trancado maquela caverna. Depois de ter permanecido ali durante um ano inteiro, ele saiu, sujo, magro e repulsivo de fazer medo. Então mandou reunir o povo e disse que estava voltando do inferno, mas sabia exatamente tudo que havia acontecido enquanto estivera na caverna. Para que acreditassem nele, começou a contar tudo que se passara em sua ausência. (Esperto ele, não!). É claro que o povo ficou impressionado e imaginou que havia alguma coisa divina em Pitaágoras. Todos se puseram a chorar e soltar grandes gritos. Os homens lhe rogaram que instruisse suas mulheres, e foi a partir desse episódio que as mulheres de Crotona se chamaram "pitágoricas".

 °Pitágoras só fazia sacrifícios com pães, bolos e outras coisas do genêro. A êsse respeito, ele dizia que Deus tinha horror das vítimas sangrentas e que os sacrifícios de animais podiam provocar sua indignação contra aqueles que pretendiam honrá-lo com tais oferendas. É muito provável que Pitágoras, por todas as suas máximas, desejasse afastar os homens da alimentração profusa e acostumá-los a viver com simplicidade. Ele acreditava que as pessoas se sentem melhor assim e que o pensamento fica mais livre e em melhor condição de cumprir bem as suas funções. Para dar exemplo, ele só bebia água, e se alimentava de pão, mel, frutas e legumes. com exceção de favas, sem que se saiba por que ele se recusava a comer essa leguminosa. (Fava é uma semente parecida com o feijão). 

°Ele costumava dizer que a vida era comparável a uma feira porque, como numa feira, uns vêm para se exercitar nas lutas, outros para negociar, e outros só para olhar. Assim, na vida, uns nascem escravos da glória, outros da ambição, e outros só querem buscar conhecimento da verdade. °Ele achava que nenhuma pessoa deve pedir coisas para si mesma, pois todos ignoram as coisas que lhe convêm e somente Deus sabe o que é bom para todos.

 °Ele dividiu a idade do homem em quatro partes iguais, afirmando que somos crianças até os 20 anos, jovens até os 40, homens até os 60, velhos até os 80. Passada essa idade, não contava mais entre os vivos. Mas essa máxima era uma alegoria da vida baseada nas quatro estações.

 °Ele amava muito a geometria e a astronomia. Foi ele quem descobriu que a estrêla da manhã e a estrêla vespertina eram o mesmo astro. Tamb´´em foi ele quem demonstrou que em todo o triângulo retângulo o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos dois lados.

 °Pitágoras tinha grande cuidado em cultivar a amizade e o bom entendimento entre seus discípulos. Muitas vezes, quando os instruía, falava-lhes por parábolas. (mais uma semelhança com os ensinamentos de Cristo). Dizia, por exemplo, que não se devia nunca saltar por cima de uma balança, para fazê-los compreender que não deviam se afastar da justiça e da lei. Ele também lhes dizia que não deviam se sentar sobre as prov isões do dia, para fazê-los perceber que não devemos nos deter no presente mas pensar no futuro.

 °Aconselhava os discípulos a passarem algum tempo todos os dias dizendo a si mesmos: "Em que empreguei o dia? Onde fui? Que fiz a respeito? Que fiz com dificuldades?". Recomendava-lhes que sempre tivessem um comportamento exterior modesto e que não se deixassem levar por movimentos de alegria ou tristeza. Também lhes aconselhava que tivessem carinho por seus pais, que respeitassem os velhos, que exercitassem o temor de se tornarem muito gordos, que não passassem a vida viajando. Dizioa ainda que deviam cuidar de honrar a Deus e render-lhe o culto que lhe era devido.

 °Pitagóras acreditava que a primeira lei de todas as coisas do universo era a Unidade, da qual vinham os números; dos números, os pontos; dos pontos, as linhas; das linhas, as superfícies; das superfícies, os sólidos; dos sólidos, os quatro princípios: o fogo, o ar, a água e a terra, e destes todo o mundo era composto. Ele acrescentava que esses princípios mudavam perpetuamente uns aos outros, mas que nada jamais perecia no universo e que tudo que acontecia eram perpétuas mudanças (semelhança com a Lei de Lavoisier).

 °Ele dizia que a terra era redonda e habitada em todos os sentidos. Por conseguinte, ensinava que existiam os Antípodas que andavam com os pés ao contrário dos nossos. Dizia que o ar que envolvia a terra era grosseiro e quase imóvel, e que por isso todos os animais que habitavam a Terra eram mortais e sujeitos à corrupção.
Formatação e pesquisa: Helio Rubiales

Nenhum comentário: