TEMATICA


TEMÁTICA

Apresentação das várias relíquias sagradas existentes em várias partes do mundo, relacionados ao cristianismo e outras religiões. O site não tem nenhuma finalidade ou conotação religiosa-doutrinária, mas sim apresentar fatos. Ficará a cargo de cada um o discernimento em relação a cada tema.



sábado, 20 de abril de 2013

O HINDUÍSMO

Ficheiro:Brahma Inde Musée Guimet 27971.jpg
Brahma

O Hinduísmo engloba um conjunto de tradições culturais, sociais e religiosas que se originaram principalmente no subcontinente Indiano. Pode ser chamado de Bramanismo (ou Brahmanismo), pois é a cultura que originou do povo áriano, de cultura Brahmácharya (seguidores de Brahma, o pai, o conceito criador da trindade Hindu). O Hinduísmo abrange várias crenças, práticas, filosofias e denominações, algumas religiosas e outras não. O Sámkhya (que significa número), por exemplo, é uma filosofia especulativa de carater exato, naturalista. A Ioga é a principal vertente prática deste rico manancial cultural, e originalmente não havia relações com religião alguma. Foi somente pelo séc. VIII d.C., com a uma grande difusão do Vêdánta pela Índia por Shankara, uma filosofia de caráter espiritualista, quase que uma religião, que a ioga adquire algum caráter espiritualista. 

Ficheiro:Chamundi-hills.jpg
Templo hinduísta em Mysore, Índia  
TEMPLO HINDU EM MYSORE
Os Hindus acreditam em um espírito supremo cósmico, que é adorado de muitas formas, representado por deidades individuais como Vishnu, Shiva e Shakti. O Hinduísmo é centrado sobre uma variedade de práticas que são meios de ajudar o indivíduo a experimentar a divindade que está em todas as partes e realizar a verdadeira natureza de seu Ser. O Hinduísmo, como religião, é a terceira maior do mundo, com aproximadamente um bilhão de adeptos (censo de 2005), dos quais aproximadamente 890 milhões vivem na Índia. Outros países com grande população hindu são o Nepal, Bangladesh, África do Sul, Sri Lanka, Ilhas Maurício, Fiji, Guiana, Indonésia, Malásia, Estados Unidos e o Reino Unido.

[180px-Shiva_Nataraja_Musée_Guimet_25971.jpg]
Shiva
SHIVA
O Hinduísmo é considerado a mais velha religião ainda existente do mundo. Ao contrário de outras grandes religiões do mundo, o Hinduísmo não possui apenas um único fundador e é baseado em textos religiosos desenvolvidos por vários séculos que contém insights espirituais e fornecem um guia prático para a vida religiosa. Entre tais textos, os antigos Vedas são normalmente considerados os de maior autoridade. As outras escrituras incluem os dezoito Puranas, e os épicos Mahabharata e Ramayana. O Bhagavad Gita que está contido no Mahabharata, é um ensinamento amplamente estudado que nos dá uma destilação das verdades superiores dos Vedas. Hinduísmo originalmente indicava uma região geográfica. Por esse motivo, alguns grupos indianos mais tradicionalistas defendem que a religião é mais adequadamente chamada de Sanatana Dharma, significando "Religião Eterna". A teologia hinduísta se fundamenta no culto aos avatares da divindade suprema, Brahman. Particular destaque é dado à Trimurti - um trindade constituída por Brahma, Shiva e Vishnu. Pode parecer estranho para os padrões de uma cultura cristã, mas o culto direto aos membros da Trimurti é relativamente raro - em vez disso, costumam-se cultuar avatares mais específicos e mais próximos da realidade cultural e psicológica dos praticantes, como por exemplo Krishna, avatar de Vishnu e personagem central do Bhagavad Gita.
[180px-Vishnu_Mandala.jpg]
Mandala de Vishnu
MANDALA DE VISHNU
Embora se afirme ter sido na cultura hinduísta que tiveram origem três outras importantes religiões o Budismo, o Jainismo e o Sikhismo, os indólogos colocam o Jainismo como bem anterior ao Bramanismo que originou o Hinduísmo, e o Budismo guarda relação com o Jainismo. O Budismo, mesmo considerado com uma heresia do Hinduísmo, é acolhido por ele. O Yôga que entra no Hinduísmo graças à célebre obra Yôga Sútra, de Patáñjali Sankhya-Yoga, ou mais precisamente, Sêshwarasámkhya-Brahmácharya Yôga, um Yôga naturalista e patriarcal, com uma tendência levemente teísta. Ele é responsável pelo surgimento do Yôga Clássico, e a adoção desta tradição ao Hinduísmo. Anterior a isso, o Yôga é considerado Pré-Clássico, possui características matriarcais e naturalistas, e consata ter surgido no povo Drávida, e ter sido criado por Shiva, que futuramente entra como divindade no Hinduísmo. Talvez o espírito hindu, que não foi inspirado por um homem ou mulher em particular, possa ser melhor compreendido nos Rig Veda, a "mais antiga escritura religiosa do mundo." (1): Sânscrito: एकम् सत् विप्रा: बहुदा वदन्ति Transliteração: ekam sat vipraaha bahudaa vadanti PortuHinduísmo
Fonte:pt.wikipedia.org
Formatação e pesquisa:Helio Rubiales

Nenhum comentário: