TEMATICA


TEMÁTICA

Apresentação das várias relíquias sagradas existentes em várias partes do mundo, relacionados ao cristianismo e outras religiões. O site não tem nenhuma finalidade ou conotação religiosa-doutrinária, mas sim apresentar fatos. Ficará a cargo de cada um o discernimento em relação a cada tema.



sábado, 20 de abril de 2013

MOISÉS : COMO SURGIU?


Moisés (em hebraico: מֹשֶׁה; moderno: Moshe tiberiano: Mōšé; em grego: Mωϋσῆς, Mōüsēs; em árabe: موسىٰ, Mūsa; 1391 a.C. — 1271 a.C.) foi um profeta israelita, da Tribo de Levi, escritor da Pentateuco Torah segundo a tradição judaico-cristã, correspondente aos cinco primeiros livros do Antigo Testamento cristão. 
ORIGEM
 Moisés foi um hebreu nascido no Egito e criado por egípcios. A origem do nome Moisés é controversa. As evidências apontam para a origem egípcia do nome sem o elemento teofórico. Més (ou na forma grega, mais divulgada, Mósis), deriva da raiz substantiva ms (criança ou filho), correlata da forma verbal msy, que significa "gerar" (note-se que na língua egípcia, à semelhança de outras do Próximo Oriente, a escrita renunciava ao uso das vogais). Més significa assim "gerado", "nascido" ou "filho". Tome-se como exemplo os nomes dos faraós Ahmés (Amósis), que significa "filho de [deus] Amon-Rá", Tutmés (Tutmósis), significando ("filho de [deus] Tut), ou ainda Ramsés, com o significado de "filho de [deus] Rá".
Porém, a grande maioria das pessoas ainda fixa a sua atenção na célebre história bíblica de Moisés e da cestinha, e os eternos céticos não acham difícil encontrar um argumento aparentemente irrespondível contra a credibilidade da fascinante narrativa , segundo o Livro do Êxodo, Moisés foi adotado pela filha do faraó, que o encontrou boiando dentro de um cesto, enquanto se banhava no rio Nilo o o educou na corte como príncipe do Egito.
HISTÓRIA
 É o grande libertador dos judeus, considerado por eles o seu principal legislador e um dos mais importantes líderes religiosos desse povo. Moisés também é venerado no cristianismo, como o homem mais manso da terra , profeta e santo do Antigo Testamento, sendo também considerado um grande profeta pelos muçulmanos. De acordo com a Bíblia e a tradição judaico-cristã, Moisés realizou diversos prodígios após uma Epifania. Liderou o povo judeu em fuga da escravidão no Antigo Egito, tendo instituído a Páscoa Judaica. Depois guiou seu povo através de um êxodo pelo deserto durante quarenta anos, que se iniciou através da famosa passagem em que Moisés abre o Mar Vermelho, para possibilitar a travessia segura dos judeus. Ainda segundo a Bíblia, recebeu no alto do Monte Sinai as Tábuas da Lei de Deus, contendo os Dez Mandamentos.
Fonte:
Werner Keller
pt.wikipedia.org
Formatação:Helio Rubiales

Nenhum comentário: