TEMATICA


TEMÁTICA

Apresentação das várias relíquias sagradas existentes em várias partes do mundo, relacionados ao cristianismo e outras religiões. O site não tem nenhuma finalidade ou conotação religiosa-doutrinária, mas sim apresentar fatos. Ficará a cargo de cada um o discernimento em relação a cada tema.



sexta-feira, 5 de abril de 2013

COMO ERA A MORTE NA CRUZ?




Afirma-se que os crucificados  só morriam após dias na cruz ou ainda mais tarde. Muitas vezes, colocava-se no madeiro vertical da cruz um pequeno apoio para os pés, chamado sedile (assento) ou cornu (corno). Se o crucificado, em sua angustia, quase desfalecendo apoiava-se  de vez em quando no sedile, o sangue que havia descido produzido pelo fenômeno ortostático, voltava a subir irrigando a parte superior dom corpo e o princípio de desfalecimento desaparecia, prolongando dessa forma a sua vida e agonia na cruz. Quando se queria acabar finalmente com o sofrimento do crucificado, recorria-se  ao crurifragium, que consistia em quebrar os joelhos a golpes de bastão. Então, não podendo mais apoiar-se nos pés, o crucificado morria rapidamente de insuficiência cardíaca. 
Parece que Jesus foi poupado ao crurifragium: 
"Foram, pois, os soldados, e quebraram as pernas ao primeiro e ao outro que com ele fora crucificado. Mas, quando chegaram a Jesus, tendo visto que já estava morto,não lhe quebraram as pernas" (João 19.32,33).
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: