TEMATICA


TEMÁTICA

Apresentação das várias relíquias sagradas existentes em várias partes do mundo, relacionados ao cristianismo e outras religiões. O site não tem nenhuma finalidade ou conotação religiosa-doutrinária, mas sim apresentar fatos. Ficará a cargo de cada um o discernimento em relação a cada tema.



sábado, 6 de abril de 2013

PAPA JOÃO PAULO I I - Túmulo




Cripta
Cripta
Lápide de mármore
Corredor das criptas (catacumbas)
Webcam permanente na cripta
ARTE TUMULAR
O túmulo do Papa João Paulo II fica ao norte da catacumba, a menos de 100 metros do túmulo de São Pedro, localizado abaixo do grande altar da Basílica. Seguindo-se o corredor , passa-se pelas criptas de vários outros Papas. Finalmente chega-se à cripta cercada por um suporte e uma fita. No interior vemos uma simples lápide retangular de mármore branco, quase ao nível do solo com a inscrição "Ioannes Paulus PPII" e o período de seu pontificado, 16 X 1978 * 2 IV 2005. Dentro está o corpo do Pontifice sepultado em três caixões: o seu corpo está num caixão de cipreste, colocado em outro caixão de zinco maciço que depois de fechado foi soldado. Junto com o corpo está um documento lacrado com relatos detalhados da vida do Papa e três sacos contendo ouro, prata e moedas de cobre, correspondendo uma moeda para cada ano de reinado. Nesse conjunto está uma placa de bronze com o seu nome e tempo de pontificado e alguns objetos pessoais. Finalmente é fechado num tradicional caixão de nogueira, que foi pregado com pregos de ouro.
Nas placas está escrito em latim:
CORPUS IOANNIS PAULI PM II
VIXIT Annos menstruação LXXXIV X DIES XV
ECCLESIAE PRAEFUIT Universæ
Annos XXVI menstruação V DIES XVII
Tradução
Corpo de João Paulo II, Sumo Pontífice
Ele viveu 84 anos, 10 meses e 15 dias
Ele presidiu a Igreja Católica
26 anos, 5 meses, 17 dias
LOCAL: Basílica de S.Pedro, Catacumbas, Vaticano
Fotos: saintpetersbasilica.org, en.wikipedia.org/wiki/Funeral_of_Pope_John_Paul_II, aticanstate.va
Descrição Tumular: Helio Rubiales

PERSONAGEM
O Papa João Paulo II (latim: Joannes Paulus PP. II, em italiano Giovanni Paolo II), nascido Karol Józef Wojtyła (Wadowice, Polónia, 18 de Maio de 1920 — Vaticano, 2 de Abril de2005), foi o Sumo Pontífice da Igreja Católica Apostólica Romana de 16 de Outubro de 1978 até à data da sua morte e sucedeu ao Papa João Paulo I, tornando-se o primeiro papa não-italiano em 455 anos (desde o holandês Adriano VI, no século XVI) e o primeiro papa de origem polaca. Teve o terceiro papado mais longo da história do catolicismo, com 26 anos de pontificado. Foi o primeiro papa no terceiro milênio.
Morreu aos 84 anos de idade.
Formatação e pesquisa: Helio Rubiales

Nenhum comentário: