TEMATICA


TEMÁTICA

Apresentação das várias relíquias sagradas existentes em várias partes do mundo, relacionados ao cristianismo e outras religiões. O site não tem nenhuma finalidade ou conotação religiosa-doutrinária, mas sim apresentar fatos. Ficará a cargo de cada um o discernimento em relação a cada tema.



sexta-feira, 5 de abril de 2013

A PRIMEIRA RELIGIÃO MONOTEÍSTA



Akenaton: Culto a Amon


Akenaton


Amenhotep IV, filho de Amenhotep III e da rainha Tie, governou o Egito de 1347 aC. Por causa de seu fervor religioso, mudou seu nome para Akhenaton, se casou  com Nefertiti  e teve seis filhas. Ele começou seu reinado de cerca de 15 anos, da dinastia XVIII.

Akenaton implantou a crença monoteísta ao deus sol , que chamou Aton. Fechou  todos templos de outros deuses em  todo o Egito, proibiu a sua adoração e pediu as propriedades . Os sacerdotes ficaram horrorizados, porque ao longo da dinastia XVIII,  haviam dominado a vida econômica do Egito. Alguns historiadores acreditam que os hinos e invocações de Akhenaton permanece como o pioneiro do monoteísmo,  precursor de Abraão e Moisés . Para outros, Akhenaton não foi um reformador, mas sim, um ultraconservador a perpetuar, no extremo, o culto  ao deus Amenhotep III ao deus sol, continuando os esforços de seu pai para retornar ao status completo aos reis do Egito plena condição divina que tinham antes. desenvolvendo  um novo e distinto estilo artístico. Talvez este tenha sido o início da primeira religião monoteísta.
É interessante citar  que alguns túmulos de funcionários de Akhenaton encontraram-se   fragmentos do hino a  Aton e o mais surpreendente  de tudo é que ele é muito semelhante ao Salmo Bíblico 10.3
Isto significa dizer, que Moisés tenha simplesmente copiado ou seguido  as lições aprendidas,  enquanto viveu com os egípcios, onde inclusive foi criado e educado.
Formatação e pesquisa: Helio Rubiales

Nenhum comentário: