Akenaton: Culto a Amon
Akenaton
Amenhotep IV, filho de Amenhotep III e da rainha Tie, governou o Egito de 1347 aC. Por causa de seu fervor religioso, mudou seu nome para Akhenaton, se casou com Nefertiti e teve seis filhas. Ele começou seu reinado de cerca de 15 anos, da dinastia XVIII.
Akenaton implantou a crença monoteísta ao deus sol , que chamou Aton. Fechou todos templos de outros deuses em todo o Egito, proibiu a sua adoração e pediu as propriedades . Os sacerdotes ficaram horrorizados, porque ao longo da dinastia XVIII, haviam dominado a vida econômica do Egito. Alguns historiadores acreditam que os hinos e invocações de Akhenaton permanece como o pioneiro do monoteísmo, precursor de Abraão e Moisés . Para outros, Akhenaton não foi um reformador, mas sim, um ultraconservador a perpetuar, no extremo, o culto ao deus Amenhotep III ao deus sol, continuando os esforços de seu pai para retornar ao status completo aos reis do Egito plena condição divina que tinham antes. desenvolvendo um novo e distinto estilo artístico. Talvez este tenha sido o início da primeira religião monoteísta.
É interessante citar que alguns túmulos de funcionários de Akhenaton encontraram-se fragmentos do hino a Aton e o mais surpreendente de tudo é que ele é muito semelhante ao Salmo Bíblico 10.3
Isto significa dizer, que Moisés tenha simplesmente copiado ou seguido as lições aprendidas, enquanto viveu com os egípcios, onde inclusive foi criado e educado.
Formatação e pesquisa: Helio Rubiales
Nenhum comentário:
Postar um comentário