TEMATICA


TEMÁTICA

Apresentação das várias relíquias sagradas existentes em várias partes do mundo, relacionados ao cristianismo e outras religiões. O site não tem nenhuma finalidade ou conotação religiosa-doutrinária, mas sim apresentar fatos. Ficará a cargo de cada um o discernimento em relação a cada tema.



terça-feira, 30 de abril de 2013

A CABEÇA DE SÃO JOÃO BATISTA

Com o passar dos séculos, houve muitas discrepâncias nas várias lendas e nas histórias de diversas supostas relíquias no mundo cristão. Diversos locais diferentes reivindicam a posse da cabeça de João Batista. Entre os vários, estão: 
-A tradição muçulmana mantém que a cabeça de João foi enterrada na Mesquita dos Omíadas, em Damasco. O papa João Paulo II visitou a tumba de João Batista ali em sua visita à Síria em abril de 2001. 
-Na Idade Média, acreditava-se que os cavaleiros templários estavam com a cabeça e diversos registros de sua perseguição pela Inquisição, após a queda da ordem no início do século XIV, fazem referência a variadas formas de veneração à cabeça. 
-Alguns cristãos acreditam que a cabeça que está expostas na igreja de San Silvestro in Capite, em Roma, é a cabeça de São João. 
-A Catedral de Amiens alega ter a cabeça na forma de uma relíquia trazida de Constantinopla por Wallon de Sarton após o saque da cidade pela Quarta Cruzada (1204). 
-Alguns acreditam que ela foi enterrada na cidade turca de Antioquia (Antakya) ou no sul da França .
-Em 1881, o The New York Times alegou que os internos de dois mosteiros franceses rivais costumavam exibir cabeças de São João, o primeiro a de "quando ele era um garoto" e outro o seu crânio após "ele ter se tornado um homem" . 
-Alguns cristãos ortodoxos acreditam que um pedaço da cabeça está preservado no mosteiro romeno de Prodromos, em Monte Atos.
-Um relicário na Residenz, em Munique, está marcado como contendo o crânio de São João Batista8 .


Cabeça de João Batista. Na Catedral de Amiens, na França. 

Cabeça de João Batista. Na Residenz, em Munique. 

Cabeça de João Batista. Na igreja de San Silvestro in Capite, em Roma.


Cabeça de João Batista de acordo com a crença muçulmana, na Mesquita de los Omeyas, Damasco

Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: