TEMATICA


TEMÁTICA

Apresentação das várias relíquias sagradas existentes em várias partes do mundo, relacionados ao cristianismo e outras religiões. O site não tem nenhuma finalidade ou conotação religiosa-doutrinária, mas sim apresentar fatos. Ficará a cargo de cada um o discernimento em relação a cada tema.



domingo, 31 de março de 2013

BEATO JOSÉ DE ANCHIETA - RELÍQUIAS



Fêmur


Fêmur 
Interior

Entrada do oratório

ARTE TUMULAR
ORATÓRIO DE ANCHIETA
Dentro da capela, ergue-se o oratório dedicado a memória do Padre José de Anchieta. Retabulo de madeira com decorações esculpidas em madeira. No centro um quadro representando o padre. Na frente do oratório dentro de uma vitrine de vidro está o fêmur de Anchieta. Do outro lado do oratório, também dentro de uma vtrine de vidro está o manto que pertenceu a ele. As duas relíquias estãoi historiadas abaixo.

Manto


HISTÓRIA DA RECUPERAÇÃO DAS RELÍQUIAS
FÊMUR
Em 1609, doze anos após a morte de Anchieta, seus restos mortais foram exumados da Igreja de Santiago, em Vitória do Espírito Santo e transladados para a Catedral de Salvador na Bahia. Por ordem do Superior Geral da Companhia de Jesus, o fêmur foi transferido em 1610 para Roma onde permaneceu durante três séculos e meio. Após a instituição do "Dia de Anchieta", em 1965, a ser comemorado em todo o território nacional em 9 de junho, data do seu falecimento, foi providenciada a restituição da relíquia ao Brasil, exposta no Pateo do Collegio em São Paulo.
BAÚ E MANTO
Em 1760, foi enviado para Portugal um baú de jacarandá contendo ossos humanos e um manto de tecido castanho claro que teriam sido do Beato José de Anchieta. Em 1964, o baú foi encontrado na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, fato amplamente divulgado e discutido na imprensa portuguesa da época. Solicitado a Portugal desde 1971, o Governo de São Paulo conseguiu finalmente o retorno do baú com os ossos e o manto no final da década de 80. Este passou a ficar exposto na Capela de Anchieta, no Pateo do Collegio. Inteiramente restaurado, o manto que pertenceu a Anchieta e o fêmur passaram a integrar o Oratório dedicado a Anchieta.

Pateo do Collegio

LOCAL: Pateo do Collegio, São Paulo, Brasil (Pateo do Collegio: grafia original)
Fotos: M.A.Rossete (itanhaemvirtual.com.br)
Descrição tumular: Helio Rubiales

José de Anchieta (San Cristóbal de La Laguna, 19 de março de 1534 — Iriritiba, 9 de junho de 1597) foi um padre jesuíta espanhol, um dos fundadores de São Paulo e declarado beato pelo papa João Paulo II. É cognominado de Apóstolo do Brasil.
Morreu aos 63 anos de idade.
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: