TEMATICA


TEMÁTICA

Apresentação das várias relíquias sagradas existentes em várias partes do mundo, relacionados ao cristianismo e outras religiões. O site não tem nenhuma finalidade ou conotação religiosa-doutrinária, mas sim apresentar fatos. Ficará a cargo de cada um o discernimento em relação a cada tema.



segunda-feira, 1 de abril de 2013

SANTA CASA DE LORETO

Basilica Pontificia della Santa Casa di Loreto
Santuario della Santa Casa in Loreto (dentro está a construção)

O Santuário da Santa Casa de Loreto é um lugar de peregrinação católico situado no município italiano de Loreto. É considerado o mais importante da Itália. Foi construído perto da casa onde, segundo a tradição medieval, o Arcanjo Gabriel anunciou à Virgem Maria a maternidade divina e onde viveu a Sagrada Família de Nazaré, casa essa miraculosamente transportada por anjos. 

A LENDA
No século III, quando Santa Helena foi a Nazaré. teria mandado construir uma igreja no local onde se encontrava a casa da Sagrada Família de Nazaré. Além de descobrir a Vera Cruz, terá também encontrado o lugar da Encarnação. A tradição conta também que foi nessa casa que Maria foi educada e cresceu na companhia dos seus pais, Santa Ana e São Joaquim. No século XIII, os lugares santos cristãos foram ameaçados pelos sarracenos e a igreja construída por Santa Helena foi arrasada. A mesma sorte estaria reservada à casa de Nazaré. Segundo a lenda, Deus fez miraculosamente transportar a Santa Casa para a Croácia, para as localidades de Trsat (Tarsatica) e Rijeka (Fiume), para o Monte Rauniza, com a ajuda de anjos. Este ideia surgiu no pontificado do Papa Nicolau IV. Na casa, foi encontrada uma estátua que representava Nossa Senhora coroada e tinha o Menino Jesus ao colo.
Ainda segundo a tradição, a Santa Casa foi novamente transportada pelos anjos para Itália, onde foi encontrada por uma senhora chamada Lorette em 10 de dezembro de 1294. Foi daí que provém a história de Nossa Senhora de Loreto. As litanias loretanas foram compostas pelo cardeal Savelli em memória deste acontecimento.

Interio
Interior
A SANTA CASA
A maior atração, porém, é a Santa Casa, o centro de peregrinação desde o século XIV e local muito popular entre os turistas, mesmo os não católicos. É um edifício de um só piso, de pedra, com 8,5 m por 3,8 m e 4,1 m de altura; tem uma porta no lado norte e uma janela no lado ocidental, e um nicho que contém uma pequena imagem negra da Virgem com o Menino, em cedro-do-Líbano, ricamente adornada com jóias.

Nenhum comentário: