TEMATICA


TEMÁTICA

Apresentação das várias relíquias sagradas existentes em várias partes do mundo, relacionados ao cristianismo e outras religiões. O site não tem nenhuma finalidade ou conotação religiosa-doutrinária, mas sim apresentar fatos. Ficará a cargo de cada um o discernimento em relação a cada tema.



sexta-feira, 12 de abril de 2013

A COROA DE ESPINHO DE CRISTO



O tesouro mais precioso da Igreja Católica, é  um relicário novo para a coroa de espinhos de Cristo, criado com base em desenho de Viollet-le-Duc. A base da peça é sustentada por nove quimeras e, sentados sobre essa base estão Santa Helena segurando a cruz (ela foi a mãe de Constantino, considerado o primeiro imperador romano a se tornar cristão, por influência dela), o imperador Balduíno II, imperador de Constantinopla, segurando o cetro e a orbe nas mãos (foi ele quem vendeu a coroa de espinhos a Luís IX, depois São Luís, só que ele´(Balduino II) não está visível na foto) e o próprio São Luís segurando a relíquia em primeiro plano. Sobre uma plataforma circular menor que a base ergue-se uma copa circular com as figuras dos doze apóstolos entre espaços fechados com vidro: esse era o local onde a coroa ficava. No alto de tudo, flores de lis, o símbolo da França, decoradas com floreios e pedras preciosas.

Coroa

Ao contrário do que se julga, comumente, a Coroa de Espinhos de Cristo não tinha a forma de um diadema, mas a de um barrete, com 21 cm de diâmetro, cobrindo-Lhe toda a cabeça. É feita de ramos de longos espinhos trançados. Depois de colocá-la na fronte de Jesus, os algozes golpearam-na de modo a provocar grandes ferimentos, como pode ser atestado pelas manchas de sangue no Santo Sudário.
Nos fins do século XVIII, em 1791, para alguns autores, teria essa coroa, já incompleta, sido entregue à guarda da igreja de Notre Dame de Paris.
Atualmente, a Santa Coroa de espinhos pode ser venerada na Catedral de Paris, onde se encontra protegida por fino anel de cristal,  ricamente decorada, sob a custódia dos Cavaleiros do Santo Sepulcro de Jerusalém.
Formatação e pesquisa: Helio Rubiales
Fonte: http://rezairezairezai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário: