TEMATICA


TEMÁTICA

Apresentação das várias relíquias sagradas existentes em várias partes do mundo, relacionados ao cristianismo e outras religiões. O site não tem nenhuma finalidade ou conotação religiosa-doutrinária, mas sim apresentar fatos. Ficará a cargo de cada um o discernimento em relação a cada tema.



domingo, 31 de março de 2013

SÃO CARLOS BORROMEU - CORPO INCORRUPTO



Cripta

Foto do corpo incorrupto


ARTE TUMULAR
O interior da cripta é sobriamente decorado com quatro esculturas sacras no alto de pilares em mármore, geometricamente separadas umas da outra. No centro ergue-se sobre duas bases de mármore,formando dois degraus um altar ricamente decorado e logo atrás outra construção em mármore escuro suporta o ataúde com armação em prata e vidro, divididos em cinco quadrantes frontais decorados em forma hexagonais. Na arte superior do ataúde outros cinco quadrantes inclinados com decorações ovais, forma a parte superior do ataúde. Dentro encontra-se o corpo “incorrupto” do santo.
HISTÓRIA DO CORPO INCORRUPTO
Desde a sua morte em 1584, durante 20 anos e 4 meses, o corpo de S.Carlos Borromeu ficou num ataúde de chumbo e outro de madeira, enterrado num túmulo muito úmido, sob o pavimento da nave central da Catedral. Essa umidade natural havia sido aumentada com um fosso cheio de água, para evitar que o povo entrasse na cripta, dada a extraordinária riqueza em jóias, ouro e prata que pendiam nas paredes colocados pelos números fieis em agradecimento e veneração.
No dia 6 de março de 1605, durante o processo de beatificação, no exame e identificação do corpo, feito por dois bispos delegados de Roma, verificaram que a umidade havia atacado os ataúdes e deveria ser restaurado. Quando abriram o ataúde encontraram o corpo incorrupto, isto é, estava preservado. Foi retirado e limpo e deixado durante um ano numa sala anexa à sacristia. Enquanto isso, o túmulo origina foi transformado por Richino numa extraordinária capela com detalhes artísticos. O corpo incorrupto foi colocado no atual sarcófago de prata ofertado pelo Rei Felipe IV da Espanha.
LOCAL: Cathedral of Milan ,Milan, Lombardia, Italy
Foto: Bunny Boler e Mademoisele
Descrição tumular: Helio Rubiales
Fonte: Oscar G. Quevedo

São Carlos Borromeu (Arona, 2 de outubro de 1538 — Milão, 3 de novembro de 1584) foi um cardeal italiano, primeiro bispo a fundar seminários para a formação dos futuros padres; promoveu sínodos diocesanos; abundou os escritos catequéticos e conhecimento da doutrina católica.
Morreu aos 46 anos de idade.

Nenhum comentário: