TEMATICA


TEMÁTICA

Apresentação das várias relíquias sagradas existentes em várias partes do mundo, relacionados ao cristianismo e outras religiões. O site não tem nenhuma finalidade ou conotação religiosa-doutrinária, mas sim apresentar fatos. Ficará a cargo de cada um o discernimento em relação a cada tema.



domingo, 31 de março de 2013

SANTA BERNADETTE-CORPO INCORRUPTO













ARTE TUMULAR
Localizada na cripta da Capela, uma urna de madeira escurecida, ricamente decorada e entalhada com varias alegorias religiosas, enquadra oito módulos de vidro especial com cerca de 2 cm. de espessura, de modo que, seja observada de qualquer ângulo. Todo esse conjunto é suportado por uma base, também de madeira , com oito pés, seguindo o alinhamento dos módulos. Dentro, encontra-se o corpo, chamado “incorrupto” de Marie-Bernard Soubirous, canonizada como Santa Bernadete. Apresenta-se com as vestimentas da Congregação e com os dedos das mãos entrelaçados como se orasse. O corpo permanece intacto há 130 anos.
LOCAL: Convento de Saint Gildard de Nevers, França.
Descrição Tumular: Helio Rubiales



Marie-Bernard Soubirous ou Maria Bernada Sobeirons em occitano (Lourdes, 7 de Janeiro de 1844 — Nevers, 16 de Abril de 1879) foi uma religiosa francesa canonizada pela Igreja Católica.
Morreu aos 35 anos de idade.


CORPO INCORRUPTO
Trinta anos após o velório, seu cadáver foi exumado e o corpo encontrado intacto. Em 23 de outubro de 1909 é aberto o processo ordinário na Sagrada Congregação de Ritos, em 13 de agosto de 1913 segue-se o processo apostólico sob o controle direto da Santa Sé; a 18 de novembro de 1923 o Papa Pio XI assina o decreto que reconhece a heroicidade das virtudes de Bernadette.
Pouco tempo antes de sua beatificação, efetuada em 12 de Junho de 1925, foi feito um segundo reconhecimento do corpo, que continua intacto. As freiras cobriram seu rosto e as mãos com uma camada fina de cera e, desse jeito, foi colocada dentro de uma urna transparente. O seu corpo continua incorrupto ainda e pode ser visitado no Convento de Saint Gildard de Nevers, dentro de uma urna de cristal.
Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação e Pesquisa: Helio Rubiales

Nenhum comentário: