TEMATICA


TEMÁTICA

Apresentação das várias relíquias sagradas existentes em várias partes do mundo, relacionados ao cristianismo e outras religiões. O site não tem nenhuma finalidade ou conotação religiosa-doutrinária, mas sim apresentar fatos. Ficará a cargo de cada um o discernimento em relação a cada tema.



domingo, 5 de maio de 2013

SIMÃO BAR KOKHBA



Tetragrama de Bar Kokhba. Cunhado em Jerusalém para comemorar a proclamação de independência da Judéia 

 Simão bar Kokhba (em hebraico שמעון בר כוכבא, Shime'on bar Kokhba), também grafado como bar Kochba, bar Cochba ou bar Kosba, foi um líder judeu, que comandou a terceira revolta judaica contra o Império Romano, ocorrida de 132 a 135. Essa rebelião ficou conhecida como Revolta de Bar Kokhba
BIOGRAFIA
Segundo o historiador israelense, Eli Birnbaum, poucas personalidades da história judaica foram tão enigmáticas e controvertidas quanto Simão bar Kokhba, cujo nome de nascença era Simão bar Koziva (em grego, Chösiba). Para alguns, ele foi um herói que tentou unir o povo judeu e livrá-lo do domínio de Roma. Para outros, foi um indivíduo egocêntrico com ilusões messiânicas de grandeza. Há poucas informações escritas sobre bar Kokhba, parte delas oriundas de documentos encontrados no Deserto da Judéia, pelo arqueólogo, militar e político israelense, Yigal Yadin. Há também algumas poucas referências nas obras de Dion Cássio e de Eusébio. Mas ainda que as fontes sejam exíguas, é possível afirmar que a saga desse guerreiro está intrinsecamente ligada ao Rabi Akiva, lider do Sinédrio (Sanhedrin), estabelecido na cidade de Usha. Foi o apoio que ele recebeu do rabi que lhe deu o poder e a força para liderar a revolta contra o Império Romano. Aliás, foi Akiva quem lhe mudou o nome para bar Kokhba, que significa "filho de uma estrela", acreditando que ele poderia se tornar o "mashiach" (Messias) do povo judeu, como se lê no Talmud:
Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: